Está disponível no Brasil o eletrodo para estimulação de nervos periféricos sem fio. Essa tecnologia de neuromodulação atinge os nervos periféricos de forma direcionada, permitindo muitas novas opções de terapia para o tratamento da dor crônica. 

A terapia é personalizável, com opções de posicionamento flexíveis. Doenças como neuropatias, neuralgias, dor neuropática sequelar após trauma, epicondilite, síndrome do túnel do carpo ou cirurgia são exemplos de condições que podem ser tratadas com esse dispositivo. Eles podem ser colocados próximos a vários nervos abaixo do pescoço. 

O estimulador de nervo periférico, no inglês: Peripheral Nerve Stimulator (PNS) é um neuroestimulador com eletrodos e um receptor que utiliza energia de RF. O eletrodo sem fio é colocado perto de um nervo periférico, para o tratamento da dor crônica. O implante é realizado através de uma pequena incisão permite a colocação com cirurgia minimamente invasiva, com anestesia local e sedação anestésica. 

Antes que o dispositivo seja implantado permanentemente, um período de teste é normalmente realizado para determinar se a terapia é eficaz para o tipo de dor crônica que o paciente possui. 

Interessante aqui, é que não há gerador implantado no paciente, ele é externo e fornece energia através de uma antena que pode ser colocada em cintas ou faixas que são disponibilizadas pelo fabricante e devem ser colocadas próximas a área de implante do eletrodo. 

Essa opção é excelente para nervos mais distais, que precisariam de uma extensão muito longa para ser acoplado ao gerador que normalmente fica na parede do tórax ou pelve/ abdome. 

Você já tinha ouvido falar de eletrodo para estimulação de nervos? 

Fontes:

1) spi.med.br

2) Pushparaj H, Chawla R, Bhargava D, Biswas S, Sharma ML. Real world experience with minimally invasive wireless percutaneous neuromodulation in a tertiary care centre. Br J Pain. 2022

3) https://neurospinellc.com/stimwave/

 

× Posso ajudar?